NOTÍCIAS E EVENTOS
REUNIŐES DE PROJECTO E CONFERĘNCIAS: de 10 a 12 de Janeiro de 2017
de 3 a 7 de Abril de 2017
Aguada confirmaçăo | DATAS DAS MOBILIDADES PARA OS YSDA'S
|
|
![]() | ![]() |
This project product reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein
REUNIŐES DE PROJECTO E CONFERĘNCIAS: de 10 a 12 de Janeiro de 2017
de 3 a 7 de Abril de 2017
Aguada confirmaçăo | DATAS DAS MOBILIDADES PARA OS YSDA'S
|
CollegesWales / ColegauCymru (País de Gales) - Coordenador do Projeto:
Colleges Wales/ ColegauCymru é a organizaçăo nacional no País de Gales que representa todas as instituiçőes de ensino superior, é uma organizaçăo sem fins lucrativos que foi registada no dia 16 de janeiro de 1997. A organizaçăo opera com base em receitas próprias fundamentalmente provenientes dos seus associados, todas as 15 instituiçőes de Ensino Superior do País de Gales săo membros do CollegesWales/ColegauCymru. O Colleges Wales/ColegauCymru está representado em vários comités, grupos de trabalho espalhados pelo Reino Unido, grupos estes que ajudam a definir políticas na área educativa, formaçăo e aprendizagem ao longo da vida. O conselho de administraçăo, os diretores e presidentes das entidades membro garantem a viabilidade económica e a orientaçăo estratégica do Colleges Wales.
Os escritórios desta entidade săo localizados em Tongwynlais, Cardiff, onde nove elementos de staff trabalham, adicionalmente existe uma equipa de consultores que colabora com o College Walles na prestaçăo de serviços e na gestăo de projetos relacionados com a área de atuaçăo desta organizaçăo no País de Gales. O Colleges Wales é a organizaçăo que lidera a promoçăo do desporto no ensino superior no País de Gales. Em parceria com o Sport Wales, o organismo responsável pela gestăo do desporto no país, visam incentivar e promover o desporto e a atividade física junto dos jovens estudantes.
O College Walles está preocupado com a igualdade nas oportunidades no acesso ŕ prática desportiva por parte dos jovens e na necessidade de aumentar o número de jovens voluntários no desporto. Para que isto seja possível as instituiçőes de ensino estăo a dar oportunidade aos alunos para desenvolver as suas competęncias, experiencia como voluntários e como membros da força de trabalho em equipas que fazem a gestăo do desporto. Estas equipas estăo ligadas com o programa de Jovens Embaixadores do Desporto liderado pelo Sport Wales que está focado em aumentar as oportunidades dos jovens nas escolas e na comunidade.
Športno Društvo Media Šport (Eslovénia) – Parceiro:
A Media Sport é uma NGO sem fins lucrativos com um vasto currículo na área do desporto para jovens. As suas atividades principais estăo relacionadas com seis projetos: “Eu amo jogar futebol”, “desporto e diversăo”, “perseguiçăo da bola”, “treina connosco”, “miúdos” e “uma carta do coraçăo”.
A Média Sport é uma organizaçăo primeiramente ativa na promoçăo da atividade física, as suas preocupaçőes passam também pela inclusăo de grupos vulneráveis e a igualdade de oportunidades. Esta organizaçăo colabora de forma muito ativa com a Federaçăo Eslovena de Futebol, o Comité Olímpico, O ministério da Educaçăo, Cięncia e Desporto.
O projeto com mais sucesso é o “perseguiçăo da bola” (Žogarija), que nos últimos dez anos, se expandiu a nível internacional e correntemente abrange nove países europeus: Eslovénia, Itália, Áustria, Hungria, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Macedónia. Este projeto já foi distinguido duas vezes pela UEFA como sendo o melhor projeto de iniciaçăo ŕ prática desportiva. Mais de 10.000 crianças participam em atividades organizadas pela Media Sport, o seu staff é constituído por dois funcionários a tempo inteiro e cento e vinte colaboradores, vários voluntários que colaboram nos eventos (atletas, trinadores e professores).
Todos os projetos, descritos anteriormente estăo atualmente ativos na área do desporto e estăo desenhados para aumentarem a atividade física entre os jovens. O projeto “Eu amo jogar futebol” é uma parceria coma federaçăo eslovena de futebol e o objetivo é incentivar as crianças ŕ prática da modalidade. Além de outras atividades, a Media Sport colabora com os clubes da federaçăo de futebol para apresentar jovens promessas num show televisivo. O projeto “perseguiçăo da bola” é realizado em parceria com a federaçăo de futebol e o objetivo é incentivar ŕ prática organizando torneios infanto-juvenis na Eslovénia, Croácia, Itália, Áustria, Hungria, Bósnia, Montenegro e n a Sérvia.
Município de Mirandela (Portugal) – Parceiro:
O Município de Mirandela é uma autarquia muito dinâmica, que apoia e promove várias iniciativas desportivas, esta dinâmica faz do Concelho de Mirandela uma autęntica referęncia do Desporto no Nordeste Transmontano. Desde 1996 que a cidade de Mirandela acolhe eventos desportivos de dimensăo Nacional e Internacional, caso dos Campeonatos Nacionais, Campeonatos da Europa e Taças do Mundo de Jet Ski e AquaBike. As condiçőes naturais desta cidade de média dimensăo do Norte de Portugal, assim como a sua beleza e tranquilidade, fazem de Mirandela um dos locais de eleiçăo a nível mundial para se competir nas modalidades de Jet Ski e AquaBike. A nível internacional a nossa cidade é conhecida como a Capital Europeia do Jet Ski.
Também no Kickboxing a nossa cidade é referęncia e desde os finais dos anos 80 que acolhemos eventos internacionais nesta modalidade, nós possuímos ex-Campeőes do Mundo neste desporto que treinam e habitam na nossa cidade. Nós somos a localidade do nordeste de Portugal que orgulhosamente possui o clube desportivo mais antigo da regiăo e o nosso movimento desportivo remonta ao início do século XX. Nós possuímos um conjunto vasto de atletas que já representaram as Seleçőes Nacionais em várias modalidades tais como: Futebol, Basquetebol, Ténis de Mesa, Kickboxing, Hóquei em Campo/Sala, Atletismo, Xadrez e Desportos para Populaçőes Especiais.
O nosso Município colabora ativamente com cerca de 26 organizaçőes desportivas tais como o Comité Olímpico de Portugal, as Federaçőes Nacionais, as Associaçőes Regionais e os Clubes Locais. Atualmente possuímos 18 modalidades diferentes e 869 atletas federados.
Istituto Europeo per lo Sviluppo Socio Economico – ISES (ITALY) – Partner:
O ISES é uma organizaçăo sem fins lucrativos fundada em 2008 para ajudar a difundir a cultura Europeia em Itália e aproximar as agęncias nacionais, as empresas e o sector terciário das instituiçőes europeias através do desenvolvimento de projetos financiados.
Desde a sua criaçăo que o ISES trabalha com projetos na área da promoçăo da saúde e do desporto. Na área da promoçăo desportiva o ISES colabora ativamente desde 2009 com associaçőes desportivas, a uniăo do desporto para todos, as federaçőes italianas na implementaçăo de projetos nacionais e internacionais. Desde 2014 que trabalha também com o CONI, o Comité Olímpico Italiano, na implementaçăo projetos a nível regional e nacional.
O ISES tem uma longa experiencia na gestăo de projetos europeus principalmente nas áreas da comunicaçăo e disseminaçăo dos resultados. Ultimamente tem liderado na área da estratégia de comunicaçăo, ferramentas e materiais para comunicar.
Klub Koszykówki Wilki Morskie (Polónia) – Parceiro:
O clube de Basquetebol ""Lobos do Mar"" é uma coletividade desportiva Polaca que esta focada continuamente no desenvolvimento social e desportivo. O clube designa-se originalmente por “Sea Sports Club Pogoń Szczecin” sendo que o nome ""Lobos do Mar"" é uma alcunha criada pelos seus făs.
O clube começou a ter alguma visibilidade nacional quando da sua participaçăo na segunda liga polaca de basquetebol em 1966, depois de muitas mudanças internas o clube mantem a mesma estrutura organizacional desde 2004. O clube procura ativamente novas oportunidades e faz uma grande prospeçăo. Esta coletividade promove ativamente a modalidade de Basquetebol junto dos jovens, adultos, idosos e populaçăo com necessidades especiais.
Existe uma motivaçăo muito grande por parte do clube em desenvolver e promover o basquetebol desde 2004 que eles já desenvolveram atividades para mais de 12 000 jovens. O clube possui nos seus quadros quatro elementos de staff a tempo inteiro, 300 membros, 15 treinadores e mais de 500 voluntários que colaboram em eventos. O clube possui uma boa ligaçăo com os estabelecimentos de ensino e promove atividades nas escolas primárias e no segundo ciclo. O clube está preocupado com a sociedade que o rodeia e promove atividades para pessoas com necessidades especiais e também para migrantes e populaçăo com dificuldades de inserçăo social. Neste momento o clube pretende arrancar com uma secçăo de Basquetebol em cadeira de Rodas. No futuro clube pretende continuar a promover o Basquetebol na Polónia, fazer formaçăo de treinadores e jogadores e manter as suas equipas a participar em competiçőes nacionais e internacionais.
Esta coletividade além de organizar vários campos de férias, eventos nacionais e internacionais participa também em intercâmbios com outros clubes europeus.
DEKUT Debreceni Kutatásfejlesztési Nonprofit Kft (Hungria) – Parceiro:
O Dekut NPO é um centro de investigaçăo sem fins lucrativos, que trabalha para o desenvolvimento económico da Regiăo das Grandes Planícies do Norte da Hungria há mais de 10 anos. Esta entidade é um mediador que visa fortalecer as relaçőes entre os vários agentes desta regiăo, eles promovem a cooperaçăo entre empresas de tecnologia, organizaçőes com fins lucrativos e sem fins lucrativos. (centros de investigaçăo, instituiçőes públicas, etc). Eles năo trabalham de forma isolada e estăo focados em direccionar toda a sua actividade para o desenvolvimento da sua regiăo.
Esta organizaçăo participa em vários projectos que contribuem para a operacionalizaçăo dos planos de acçăo e programas que visam desenvolver uma sociedade melhor. O Dekut participa em projectos internacionais desde 2007, muitos desses projectos săo em parceira e săo financiados pela Comissăo Europeia.
Bulgarian Sports Development Association (Bulgária) – Parceiro:
A Associaçăo Búlgara para o Desenvolvimento do Desporto foi fundada em 2010 e é uma associaçăo privada sem fins lucrativos, o seu objectivo é o desenvolvimento do desporto e da cultura desportiva na Bulgária. Esta organizaçăo é composta por uma equipa jovem, criativa e com capacidade para inovar. A filiaçăo nesta entidade é livre e pode ser feita por instituiçőes ou indivíduos que queiram contribuir de forma activa para o desenvolvimento desportivo do país. Esta entidade promove eventos em várias áreas: empreendorismo, cidadania e activismo.
A equipa técnica da Associaçăo Búlgara para o Desenvolvimento Desportivo é composta especialista na área do deporto, especialista na área dos media, turismo e hospitalidade, educaçăo, marketing, etc.. Eles acreditam que o desporto faz parte integrante de um estilo de vida moderno e que deverá fazer parte da vida das crianças e jovens e deverá inspirar valores como a motivaçăo, disciplina e o Fair-Play. O desporto também é visto por esta entidade como um meio para prevenir a exclusăo social, a violęncia, a criminalidade e os vícios.
|
Este projecto de dois anos está focado nas actividades voluntárias dos diferentes parceiros para promover a inclusăo social para jovens entre os 16 e os 24 anos. O principal objectivo é desenvolver competęncias nos jovens embaixadores dos desporto e ajudar os mesmos a implementar actividades destinadas ŕs minorias étnicas e populaçőes migrantes.
A nível europeu existe a necessidade de desenvolver o desporto como forma de incluir as populaçőes migrantes, a inclusăo social é vista como uma prioridade pela Uniăo Europeia.
""Unindo as populaçőes, construído comunidades e lutando contra as atitudes xenófobas e racistas, o desporto tem o potencial para dar um importante contributo para a integraçăo das populaçőes migrantes na Uniăo europeia"".
O desafio das populaçőes jovens oriundas de minorias étnicas e de populaçőes migrantes é que alem das barreira sociais gerais, eles enfrentam diversas barreiras no acesso ŕs actividades desportivas e recreativas.
Tem havido diversos estudos e projectos a nível europeu onde se dá ęnfase os problemas da desigualdade na governaçăo do desporto e aos problemas do racismo no futebol. Os problemas da participaçăo năo săo tăo facilmente observáveis e săo uma área emergente, a Agencia Europeia para os direitos fundamentais tem dado algum destaque aos mesmos.
""O aumento da participaçăo desportiva em toda a Uniăo Europeia depende em muitos casos da inserçăo de minorias e migrantes nas actividades e na gestăo das organizaçőes desportivas. As mulheres e as jovens raparigas migrantes ou descendentes de migrantes praticamente năo estăo representadas no desporto. Em muitos países, a exclusăo social e o isolamento geográfico levam a uma menor participaçăo principalmente no desporto das comunidades ciganas e migrantes. A inexistęncia de instalaçőes desportivas em determinadas áreas também contribui para os níveis de participaçăo desportiva de alguns grupos www.fra.europa.eu
|
O Projecto YSDA tem como alvo minorias dos sete países parceiros é liderado por jovens, é multilingue e co-liderado pelos voluntários dos vários parceiros. O objectivo deste trabalho é incentivar e filiar jovens através do desporto e da actividade física particularmente os que săo provenientes de comunidades e grupos étnicos minoritários.
Os diferentes micro projectos em cada país parceiro săo adaptáveis a cada um dos grupos previamente identificados, os jovens embaixadores para o desenvolvimento desportivo também săo oriundos dessas comunidades. Como os grupos étnicos participantes săo diversos vamos usar como forma de medir o sucesso da nossa iniciativa indicadores como: a participaçăo, satisfaçăo e a criaçăo de novas oportunidades para os participantes.
Minorias seleciconadas em cada país para participar no projecto:
País de Gales (UK) | Múltiplos grupos ligados aos muçulmanos, africanos e do leste europeu em quatro cidades da regiăo. |
Itália | Muçulmanos e migrantes |
Eslovénia | Migrantes oriundos da ex-jugoslávia que foram deslocados na guerra dos balcăs |
Polónia | Migrantes da Ucrânia |
Portugal | Migrantes Africanos |
Bulgária | Minorias étnicas provenientes da Turquia e Búlgaros Muçulmanos |
Hungria | Populaçőes de origem cigana |
Follow us:
Facebook: www.facebook.com/YSDAProject
Parceiros do Projecto
CollegesWales / ColegauCymru: www.collegeswales.ac.uk
Športno Društvo Media Šport: www.mediasport.si
Município de Mirandela: www.cm-mirandela.pt
Istituto Europeo per lo Sviluppo Socio Economico – ISES: www.uisp.it/alessandria
Klub Koszykówki Wilki Morskie: www.wmsz.pl
DEKUT Debreceni Kutatásfejlesztési Nonprofit Kft: www.dekut.hu
Bulgarian Sports Development Association: www.bulsport.bg
Uniăo Europeia : www.europa.eu
Erasmus+: www.ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/node_en
Erasmus+ Sport: www.eacea.ec.europa.eu/erasmus-plus/actions/sport